Um incêndio está atingindo uma área do Parque Nacional Boqueirão da Onça, área de preservação ambiental, na região do município de Sento Sé, norte da Bahia. O fogo começou no último sábado (01), em uma área conhecida como paredão do Piri. O receio da população é de que as chamas se espalhem ainda mais, pois o fogo que já chegou no alto da serra passe para o outro lado, onde a vegetação é ainda mais densa e as chamas podem se espalhar mais rapidamente. Esse é o oitavo incêndio que acontece no parque desde quando a unidade de conservação foi criada em 5 de abril de 2018.
As chamas estão se espalhando rapidamente por conta da força e velocidade dos ventos, e também por conta da vegetação que está bastante seca. Ainda não sabe a proporção dos danos ambientais e a origem do incêndio, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa. A população aguarda um reforço dos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para continuar com o trabalho de combate.
O parque tem uma grande importância, pois é considerada a última grande área selvagem da caatinga e pela preservação de onças pardas e pintadas, um refúgio para as últimas populações de onças-pintadas do país. A Unidade de Conservação e Proteção Integral tem 349 mil hectares de vegetação nativa, principalmente de caatinga. Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal.
Da Redação – Sento Sé Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.