Fechar Menu
Sento Sé Notícias
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Sento Sé NotíciasSento Sé Notícias
terça-feira, 14 abril
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé
Sento Sé Notícias
Início » Rio São Francisco completa 521 anos de descobrimento e estudos alertam para redução do volume de água
Sento Sé

Rio São Francisco completa 521 anos de descobrimento e estudos alertam para redução do volume de água

Gabriel FilliphPor Gabriel Filliph4 de outubro de 20223 Minutos de Leitura
O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest E-mail

O Rio São Francisco, terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, completa 521 anos de descobrimento nesta terça-feira (4), e os especialistas do MapBiomas alertam que, nas últimas três décadas, 50% do seu volume de água foi perdido. O Velho Chico, como é popularmente conhecido, passa por seis estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principais riscos à bacia são: desmatamento; poluição urbana, industrial, mineral e agrícola; e alto consumo de água para irrigação. O comitê destaca a importância de preservar a bacia, que abrange 8% do território nacional.

Estudos feitos pelo comitê apontam dois problemas que refletem na saúde do rio: a perda de água potável e a falta de saneamento básico. De acordo com pesquisadores, ao distribuir água para consumo humano, há uma perda de 40% de água potável, o que corresponde a 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas todos dias, quantidade suficiente para abastecer 63 milhões de brasileiros em um ano. A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km².

Na Bahia, o rio passa por diversas cidades, como Juazeiro, no norte, onde faz divisa com o estado de Pernambuco. Em Sento Sé, norte do Estado, existe a forte presença de ribeirinhos, enquanto em Paulo Afonso, também no norte, o Velho Chico abastece um dos maiores complexos hidrelétricos do Brasil, composto por um conjunto de usinas que produzem 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio.

Além disso, o São Francisco também abrange o reservatório de Sobradinho, posicionado a 748 km de sua foz. Além da geração de energia elétrica para o Nordeste, esta é a principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região, conforme a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos. Esses números o tornam o maior lago artificial do mundo.

Além disso, o rio São Francisco tem grande importância na agricultura do Vale do São Francisco, um dos maiores celeiros da fruticultura brasileira. Os pomares empregam 250 mil trabalhadores e produzem quase 1,5 milhão de toneladas de frutas por ano. Este é o maior polo nacional de produção de manga, com colheita média de mais de 750 mil toneladas da fruta a cada safra.

Quer saber tudo o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO

Destaque
Compartilhar. O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Artigo anteriorIncêndio atinge Parque Nacional Boqueirão da Onça, em Sento Sé
Próximo artigo Inmet alerta para baixa umidade do ar em Sento Sé
Gabriel Filliph

Veja Também

Câmara de Sento Sé marca para 16 de abril eleição da Mesa Diretora do biênio 2027-2028

9 de abril de 2026

EM CHAMAS: Incêndio em quarto de hotel provoca fumaça intensa e assusta moradores em Sento Sé

9 de abril de 2026

Idoso desaparecido em área de mata, em Sento Sé, é encontrado com vida após mais de 40 horas

9 de abril de 2026
Últimas Notícias

Câmara de Sento Sé marca para 16 de abril eleição da Mesa Diretora do biênio 2027-2028

Por Redação9 de abril de 2026

A Câmara Municipal de Sento Sé, no norte da Bahia, definiu a data para a…

EM CHAMAS: Incêndio em quarto de hotel provoca fumaça intensa e assusta moradores em Sento Sé

9 de abril de 2026

Idoso desaparecido em área de mata, em Sento Sé, é encontrado com vida após mais de 40 horas

9 de abril de 2026

Prefeita de Sento Sé aciona Justiça para suspender eleição da Câmara, mas pedido é negado pelo TJ-BA

8 de abril de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

Email: contato@sentosenoticias.com.br
Fone: (74) 9 9967-4795

Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 Sento Sé Notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Network F5
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.