Há alguns anos, a população da comunidade do bairro Cícero Borges, em Sento Sé, organizam a queima do Judas. Antes porém, surgem os Caretas que durante os dias anteriores saem pelas ruas da cidade recolhendo alimentos não perecíveis e até dinheiro, no final da tarde de Sexta-feira Santa, eles separam o recolhido em pequenas cestas básicas para a Queima do Judas. A festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia.
Sobre os Caretas
São homens se vestem com um figurino bem diferente e usam máscaras que amedrontam as pessoas. Com muita animação, os caretas chamam a atenção por onde passam. Em Sento Sé, a tradição folclórica é mantida por 8 homens durante a Semana Santa. Os caretas saem com seus corpos e rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos com cores variadas, chocalhos, música e muito barulho. Durante toda a Semana Santa, eles saem em busca de esmolas nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais.
O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de malhação do Judas, na noite do Sábado de Aleluia, para a madrugada de Domingo de Páscoa, quando os católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo. Logo depois fazem uma arena com cercado de palhas de coqueiros com duas portas em cada extremidade.
No centro da arena eles colocam pequenas sacolas com cereais recolhidos nas ruas da cidade. Qualquer pessoa poderá entrar na arena e pegar a sacola. Quando o interessado adentra a arena, recebe chicotadas até a saída. Para ajudar nas despesas do evento os Mascarados saem as ruas na quinta e sexta-feira Santa com mascaras feitas com papelão, uma carroça transportando o boneco que simboliza o Juda, acompanhados por dezenas de crianças, que, “ameaçadas” pelos mascarados, saem correndo em disparada, posteriormente voltam a “pertubar” os mascarados, enquanto eles recolhem os donativos.
Sobre a Queima do Judas
Ontem (07) aconteceu na Rua 5 a Queima de Judas. Centenas de crianças, adolescentes, adultos do bairro, adjacências e de outros pontos da cidade, prestigiam o evento. A Queima do Judas é uma antiga tradição em Sento Sé. O movimento, é um dos acontecimentos mais aguardados nas comemorações da Semana Santa em Sento Sé, e cria expectativas quanto ao testamento deixado pelo mesmo e que envolve de forma irônica políticos e pessoas que são destaques na sociedade.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.