Um temporal acompanhado de ventania forte atingiu Sento Sé, no norte da Bahia, entre a noite desta segunda-feira (5) e a madrugada desta terça-feira (6), causando prejuízos, danos estruturais e transtornos à população. Houve alagamentos, casas destelhadas, muros derrubados e interrupções no fornecimento de energia elétrica e de água. Não há registro de feridos.
Segundo moradores, as rajadas de vento derrubaram árvores, comprometeram telhados e atingiram estruturas em diferentes pontos da cidade. Na Avenida Raul Alves de Souza, na entrada do município, diversas árvores foram arrancadas, o muro de uma oficina desabou e um posto de combustíveis teve parte da estrutura danificada. Placas de estabelecimentos comerciais também caíram com a força do vento.
Em áreas residenciais, galhos atingiram casas, muros cederam e uma torre de internet foi derrubada. Na zona rural, quatro bois morreram após serem atingidos por descargas elétricas durante a tempestade. Estradas vicinais ficaram temporariamente interditadas devido à queda de árvores e acúmulo de barro trazido pela chuva. A cidade também ficou sem energia elétrica por várias horas.
Em nota, a Prefeitura de Sento Sé informou que equipes estão em campo realizando monitoramento das áreas atingidas, levantamento de danos e ações emergenciais para reduzir os impactos do temporal. O município também confirmou previsão de novas chuvas nas próximas horas e que que segue monitorando as áreas afetadas, trabalhando na reposição de serviços essenciais e prestando apoio aos moradores que tiveram prejuízos.
A gestão municipal destacou que “a população deve redobrar a atenção durante o período de instabilidade climática, evitando áreas de risco e pontos alagados, não se abrigando embaixo de árvores durante tempestades, evitando o uso de aparelhos ligados à tomada em momentos de trovoadas e reforçando o cuidado com o descarte de lixo, para impedir o entupimento de valas e canais”, diz a nota.
