O município de Sento Sé, no norte da Bahia, apareceu na nova atualização da chamada “lista suja” do trabalho análogo à escravidão, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta terça-feira (7). O documento reúne empregadores que submeteram trabalhadores a condições degradantes no país. Ao todo, 159 nomes foram incluídos nesta versão da lista sendo 101 pessoas físicas e 58 pessoas jurídicaso que representa um aumento de 20% em relação à atualização anterior.
Na Bahia, 12 empregadores foram identificados, incluindo o nome de André Silva de Souza, em Sento Sé. Além do município, também houve registros em Jacobina, Correntina, Ibititá, Santa Inês, Salvador, Maiquinique e Barreiras. Juntos, os casos no estado envolveram 67 trabalhadores em situação considerada análoga à escravidão.
De acordo com o MTE, a inclusão no cadastro ocorre somente após a conclusão de processos administrativos, nos quais os autuados têm direito ao contraditório e à ampla defesa. Os nomes permanecem publicados por dois anos. Nesta atualização, também foram excluídos 184 empregadores que já cumpriram o período.
Impactos da inclusão
A advogada trabalhista Juliana Costa Pinto explica que estar na lista traz consequências sérias.
“A inclusão do empregador vai resultar em dano à imagem e reputação, restrição de crédito — principalmente em programas públicos —, impedimento de contratar com o poder público e gera ainda uma pressão social e comercial”, afirma.
O trabalho análogo à escravidão é caracterizado pela submissão de trabalhadores a jornada exaustiva, condições degradantes, trabalho forçado ou servidão por dívida. A pena prevista é de dois a oito anos de prisão, além das sanções trabalhistas.
Veja os nomes dos 12 empregadores baianos incluídos na “lista suja”
Gildo Mota de Almeida Pedreira (Jacobina)
Gilson Luiz Alves de Jesus (Jacobina)
João Eraldo Moreira da Silva (Jacobina)
Laelson Ferreira de Oliveira (Jacobina)
Milton Hartmann (Correntina)
José Simões Amaral (Ibititá)
José Wilson Nunes Moura (Santa Inês)
Laurencio Rios dos Santos (Salvador)
Orlando Emmanuel de Castro Cavalcante Barbosa
Orlando Pessoa Primo (Maiquinique)
André Silva de Souza (Sento Sé)
Ronaldo Batista Ferreira (Barreiras)
Fonte: Correio
