Fechar Menu
Sento Sé Notícias
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Sento Sé NotíciasSento Sé Notícias
quarta-feira, 5 novembro
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé
Sento Sé Notícias
Início » Sento-Sé participa da Reunião de Partida do Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos
Sento Sé

Sento-Sé participa da Reunião de Partida do Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos

Gabriel FilliphPor Gabriel Filliph19 de julho de 20233 Minutos de Leitura
O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest E-mail

Representantes da Prefeitura de Sento-Sé participaram, nesta terça-feira (18), na Sede da Codevasf Juazeiro, da Reunião de Partida do Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A reunião marca a largada oficial do projeto desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), em parceria com a Caixa Econômica Federal, que administra o Fundo de Apoio à Estruturação de Concessões e Parcerias Público Privada (FEP), e visa viabilizar a construção dos Planos de Saneamento dos municípios que integram o Constesf.

A reunião que contou com representantes do Constesf, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas das prefeituras que compõem o Constesf, teve como pauta apresentar aos envolvidos o histórico, objetivo, etapas de estruturação, método de trabalho, entre outros detalhes do projeto.

A concessão – Todo o processo será liderado pelo Constesf, que vai estabelecer pontos focais em cada município, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas locais. Além disso, contará com o apoio de parceiros que vão proporcionar transparência, imparcialidade e suporte técnico na condução dos estudos, como a CAIXA – que administra o Fundo de Apoio à Estruturação de Concessões e Parcerias Público Privada (FEP) – cuja equipe presta assessoramento técnico ao Consórcio.

O maior desafio do manejo dos resíduos sólidos urbanos no Brasil refere-se à falta de sustentabilidade econômica e financeira para fazer frente aos investimentos necessários. Com a concessão, os municípios serão dotados de infraestrutura mínima para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a disposição final adequada dos rejeitos em aterros sanitários, com possível aproveitamento energético, associado ao encerramento dos lixões e aterros controlados.

“Esse está sendo um grande passo para Sento-Sé avançar na gestão de resíduos sólidos urbanos. Esse projeto de concessão, onde o Constesf sai na frente sendo o primeiro consórcio baiano a efetivar o projeto, vem para elevar os municípios da região para um patamar nunca antes visto no que se refere ao saneamento básico, nos equiparando às grandes capitais do nosso país e trazendo pioneirismo e uma modelagem inovadora para a região. Em Sento-Sé essa é uma área que recebe uma atenção especial na gestão da nossa prefeita Ana Passos, que inclusive já tem vários levantamentos e estudos prontos para viabilizar o Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos do município”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues.

Nesta quarta-feira (19) a programação do evento continua com a realização de um Workshop das 10h às 12h e das 14h às 16h, no auditório da Codevasf Juazeiro

—
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Gardennia Garibalde/Kad Fernandes

Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO

Destaque
Compartilhar. O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Artigo anteriorPrefeitura abre concurso para escolha do Hino Oficial do Município de Sento-Sé
Próximo artigo Polícia Militar participa de reunião referente aos Festejos da 47º Festa do Vaqueiro no Pirí
Gabriel Filliph

Veja Também

NO XILINDRÓ! Mulher é presa com cocaína e dinheiro escondidos em balde de massa corrida em Sento Sé

30 de outubro de 2025

INVASÃO ALIENÍGENA OU METEORO? Clarão no céu é visto em Volta da Serra, interior de Sento Sé; veja o vídeo

28 de outubro de 2025

TRE-BA reconhece fraude à cota de gênero em Sento Sé e cassa vereadores eleitos pelo PSD

27 de outubro de 2025
Últimas Notícias

NO XILINDRÓ! Mulher é presa com cocaína e dinheiro escondidos em balde de massa corrida em Sento Sé

Por Redação30 de outubro de 2025

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas nesta quarta-feira (29), no distrito…

INVASÃO ALIENÍGENA OU METEORO? Clarão no céu é visto em Volta da Serra, interior de Sento Sé; veja o vídeo

28 de outubro de 2025

TRE-BA reconhece fraude à cota de gênero em Sento Sé e cassa vereadores eleitos pelo PSD

27 de outubro de 2025

Sete vereadores rejeitam PLDO em Sento Sé e acusam gestão Giselda Carvalho de tentar alterar texto orçamentário de forma irregular

23 de outubro de 2025

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

Email: [email protected]
Fone: (74) 9 9967-4795

Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 Sento Sé Notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Network F5
  • Home
  • Esportes
  • Geral
  • Política
  • Região
  • Sento Sé
  • Últimas Notícias
  • Contato
    • Quem Somos
    • Origem do nome Sento Sé

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.