Os moradores da comunidade de Volta da Serra, distante 72km, do município de Sento Sé (BA), estão revoltados com a decisão da prefeitura de conceder permissão para 10 barraqueiros realizarem escavações na calçada da praça Leônico Pinto para o festejo do padroeiro São Benedito. A festa, que acontece há mais de 44 anos na região, começa no dia 12 de março e segue até o dia 21 deste mês.
Segundo informações obtidas pela redação do Blog, dois representantes da prefeitura municipal foram até a comunidade para conceder a permissão, sem consultar a opinião dos moradores locais. A decisão gerou grande revolta entre os moradores. “A comunidade não aceita que eles furem o piso da praça. Existem tantos outros lugares onde as barracas podem ser montadas. Isso não é justo. Conseguimos esse novo piso há pouco tempo, e não vamos permitir que ele seja danificado. Nós é que vamos sofrer depois com uma praça danificada, e isso não é justo“, desabafou Elayne Pinto.
Ainda de acordo com a moradora, eles entendem a manifestação cultural de ter as barracas, mas não aceitam danificar a praça. “São 10 barracas, cada uma vão 12 paus, que vai totalizar 120 buracos feitos”, informou. A praça Leônico Pinto é uma das principais áreas públicas da comunidade, utilizada diariamente pelos moradores para a prática de atividades físicas e lazer.
Diante da revolta da comunidade, entramos em contato com a prefeitura que ainda não se pronunciou sobre o assunto. Os moradores afirmam que estão dispostos a dialogar com a prefeitura para encontrar uma solução que preserve a qualidade da praça e permita a realização da festividade.
Da Redação – Sento Sé Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.