O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sento-Sé (SAAE) divulgou uma nota nesta quinta-feira (20) para esclarecer a situação do abastecimento de água no município de Sento Sé, após registros de alteração na coloração da água. Segundo o órgão, o sistema de captação está operando no limite técnico em razão das condições ambientais, especialmente pelo aumento da turbidez da água, fenômeno que deixa o líquido com aspecto mais escuro ou barrento.
De acordo com a autarquia, após criteriosa avaliação técnica, foi decidido manter o volume de distribuição, evitando manobras operacionais que poderiam provocar desabastecimento em diversos bairros. O órgão também destacou que está concluindo os trâmites para a implantação de uma nova estação de tratamento de água. Segundo a direção, o investimento deve ampliar a capacidade operacional do sistema e permitir maior enfrentamento às variações climáticas, com tecnologia mais moderna.
“Esse investimento estratégico trará maior robustez ao sistema, permitindo enfrentar variações climáticas com tecnologia de ponta e garantindo a sustentabilidade do serviço”, diz um trecho da nota. O SAAE reiterou o compromisso com a transparência e com a continuidade do serviço essencial à população. A autarquia não informou prazo para normalização completa da qualidade da água.
