A Polícia Civil (PC), através da equipe do Serviço de Investigação da Delegacia de Sento Sé, cumpriu um mandado de busca e apreensão em relação a uma idosa de 74 anos indentificada com as iniciais E. S. R, acusada de retenção indevida de cartões bancários e documentos de oitenta pessoas. Durante a operação, foi apreendido um total de R$ 13.250,00 em cédulas, 37 cartões bancários, 46 documentos de identificação e um caderno de anotações.
Segundo o Delegado, Thiago Pessoa, a idosa estaria praticando suposto crime de usura pecuniária, também conhecido como “agiotagem”. Ela foi ouvida na Delegacia de Sento Sé por ter cometido infrações penais previstas no Art. 104 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e no Art. 4º da Lei nº 1.521/1951 (Lei de Economia Popular) e em seguida liberada ficando à disposição da Justiça. Ela teria concedido empréstimos de dinheiro com juros excessivos, chegando a 10% do valor emprestado.
A operação policial tem como objetivo combater a exploração financeira de pessoas idosas, um crime gravíssimo e que tem sido cada vez mais comum na sociedade. A Polícia Civil pede à população que denuncie qualquer tipo de apropriação de benefício ou agiotagem, especialmente contra idosos, para que medidas possam ser tomadas e esses crimes sejam coibidos. Qualquer informação relevante pode ser repassada à polícia por meio do número de emergência 190.
Da Redação – Sento Sé Notícias – Fotos: Divulgação/Polícia Civil
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.