Às vésperas da abertura do Carnaval 2023 de Petrolina, o setor econômico da Capital do São Francisco está recebendo uma boa injeção de ânimo. De acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, mais de 90% dos principais hotéis da cidade atingiram sua ocupação para o período momesco. Esse número é maior que o registrado no mesmo período de 2020, quando a ocupação ficou em torno de 80%.
O Carnaval de Petrolina oferece aos foliões uma mistura de ritmos sem perder a característica da cultura pernambucana, o frevo e os blocos carnavalescos vem se fortalecendo nos últimos anos e atraindo turistas de diversas cidades vizinhas, além de capitais, e que buscam uma festa de Momo mais tranquila.
De acordo com a diretora de Turismo, Tais Farias, esse número é registrado na maioria dos hotéis da cidade, mas ainda há estabelecimentos com vagas disponíveis. “O nosso Carnaval só começa no sábado, então sempre tem as reservas de última hora. Com isso, a probabilidade é de vários hotéis fecharem 100% de ocupação. Os números positivos refletem um novo momento do turismo em Petrolina, isso reforça o compromisso do prefeito Simão Durando, que enxerga o turismo como um negócio importante para a cidade, e assim vem realizando eventos e ações, atraindo turistas do país inteiro“, destacou.
Comércio
Outro segmento aquecido com a chegada do Carnaval é o comércio. Além da procura pelo look para a festa, ainda há a busca por decoração, acessórios, máscaras e fantasias, principalmente para as crianças. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), a expectativa do setor é ter um aumento de 18% nas vendas na semana que antecede o carnaval. Em uma rápida pesquisa nas lojas, é possível encontrar inúmeras opções de artigos para animar a festa de Momo com preços variados, muitas cores e gostos.
Uma opção também para quem ainda não comprou roupas, sapatos e acessórios é o Mercado Turístico Municipal, que fica na Rua Dom Vital, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Giovanni Costa, as características da festa na cidade contribuem para esse aumento das vendas. “Passamos dois anos sem ter Carnaval. Então as pessoas estão bem animadas e temos uma festa que reúne famílias, amigos para brincar, principalmente no Polo da 21 de Setembro, que já tem essa característica de crianças, idosos, todos fantasiados. Teremos uma linda festa e convido a população petrolinense a participar“, frisou.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.