Os adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do município de Sento-Sé, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo, Educação e Assistência Social, realizaram na última sexta-feira (9), mais uma ação dentro da Gincana pelo Clima e pela Alimentação saudável do Selo Unicef. A ação relacionada a Gincana teve como proposta no mês de junho o reflorestamento, ou seja, o plantio de plantas nativas e/ou frutíferas, ação que dá continuidade à tarefa da Campanha entre no Clima, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e também sobre e Ecologia.
De acordo com a Mobilizadora do NUCA em Sento-Sé, Giselda Carvalho, as ações têm dois objetivos: cumprir as tarefas do mês de junho voltadas à gincana e a campanha entre no clima e pela alimentação saudável; voltadas ao Meio Ambiente e a ecologia. “Realizamos mais uma ação em busca do Selo Unicef Sento-Sé, até 31 de dezembro temos um cronograma com várias ações. A participação cidadã dos adolescentes é um dos pilares do Selo UNICEF e os NUCAS são vozes ativas nos municípios na busca por muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes”, explica Giselda Carvalho.
Para o representante do NUCA Sento-Sé, João Luiz, preservar o meio ambiente é dever de todos. “O cuidado com a natureza é essencial, pois dependemos dela para sobreviver. É sempre muito bom participar das ações do NUCA, principalmente como a de hoje onde realizamos o plantio de mudas nativas, pois a arborização é um tema importante para toda a população porque por meio dela podemos ajudar o clima do nosso município e do planeta Terra”, disse João Luiz.
NUCA – Esses espaços são um ambiente de troca e participação entre pares e sua implementação é recomendada pela metodologia do Selo UNICEF. Na atual edição do Selo UNICEF, os Nucas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.
Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
—
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.