Central

Ações educativas marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids em Sento Sé

Por Gabriel Filliph em 01/12/2021 às 18:02:14

Nesta quarta-feira (1º), é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em alusão à data, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista atividades educativas e preventivas, coordenadas pela equipe multidisciplinar da unidade, e também a testagem gratuita para IST"s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O agricultor Luis Oliveira esteve hoje na UBS Bela Vista acompanhando a esposa para atendimento odontológico, e aproveitou para realizar os testes para HIV e Sífilis. "Cheguei aqui no Postinho com minha esposa e me deparei com essa ação que considero muito importante, fiz os testes que graças a Deus deram negativo, e aconselho que todos façam, pois quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento", disse o agricultor. Gilmar Nascimento também é agricultor e esteve na UBS para fazer os testes rápidos. "Fiz os dois exames, pois acredito que a melhor forma de prevenir doenças é indo ao médico e fazendo exames regularmente. Toda equipe está de parabéns pelo atendimento e também pela ação desenvolvida", declarou Gilmar Nascimento.

Durante todo o mês de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando as ações em outras UBS"s. "No decorrer do mês as UBS"s: Maria Rocha, Eliomar, Riacho dos Paes, Pirí e Piçarrão também realizarão as atividades educativas, bem como mutirão de teste rápido para IST"s, assinala a Coordenadora da Atenção Básica municipal, Renata Santos.

Dia Mundial de Luta contra a Aids – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho foi escolhido como símbolo da data por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. Hoje é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSÉ

Comunicar erro
2

Comentários

3