Morreu na noite desta sexta-feira (24), uma das figuras mais importante da história política do município, o ex-prefeito de Sento Sé, Joaquim Domingos da Silva, mais conhecido como Seu Quinzinho, aos 85 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. Garimpeiro nato, nasceu em 15 de setembro de 1937, e viveu toda a infância na vila do Alegre, Sento Sé.
Seu Quinzinho exerceu posições de destaque: foi vereador, presidente da câmara e prefeito de Sento Sé, tendo governado o município em dois mandatos, entre os anos de 1977 e de 1986 a 1988. Sua trajetória política foi marcada por importantes realizações e obras que beneficiaram a população local.
O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário Vereador José Custódio Pacheco, até às 18h deste sábado (25), onde estão sendo prestadas as últimas homenagens institucionais. Em seguida, o corpo seguirá para a residência da família, localizada na rua Theódulo de Albuquerque, sn, próximo ao supermercado Varejão Pague Menos. O sepultamento está previsto para às 9h deste domingo (26) no Cemitério Municipal Jardim da Saudade, em Sento Sé.
Nas redes sociais, várias autoridades políticas do município prestaram solidariedade pela partida de Seu Quinzinho. O Sento Sé Notícias se solidariza com a família e amigos de Seu Quinzinho, desejando que Deus dê um bom lugar para ele. A cidade perde um grande líder, mas sua memória e legado permanecerão para sempre.
Um marco na história política de Sento Sé
Em meados da década de 80, a cidade de Sento Sé, viveu uma ebulição política sem precedentes. Jovens, idosos e crianças saíam às ruas agitando bandeiras em meio às “chulas” e cantorias, em uma campanha empolgante e apaixonada. O motivo era a eleição de Joaquim Domingos da Silva, mais conhecido como Quinzinho, para o cargo de prefeito. Quinzinho representou a concretização de um desejo popular, a dobra da esquina política de Sento Sé. Sua eleição foi marcante e talvez a campanha mais empolgante da história do município. Isso se deu, sobretudo, pelo clima político estabelecido pelas “Diretas Já”, movimento que pedia eleições diretas para presidente do Brasil, após o período da ditadura militar.
Quinzinho quebrou uma oligarquia liderada pela tradicional família Sento Sé. Sua candidatura representava a chegada do proletariado (trabalhadores, camponeses, garimpeiros, agricultores ) ao poder. Ele foi o rompimento de um ciclos político.
Texo: Lucas Lima – Gabriel Filliph – Sento Sé Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.