Foi inaugurada nesta segunda-feira (16), em Sento Sé, no norte da Bahia, a Unidade Colaborativa Descentralizada (UCD) da Justiça Federal. A instalação marca um avanço significativo no acesso à Justiça na região, proporcionando serviços mais próximos da população e reduzindo a necessidade de deslocamentos longos.
A cerimônia de abertura contou com a primeira audiência realizada de forma híbrida. Nesse formato, as partes participam presencialmente no núcleo da UCD, enquanto o juiz e o perito atuam remotamente. A iniciativa visa atender, especialmente, pessoas com mobilidade reduzida ou dificuldades de saúde, promovendo inclusão e eficiência no sistema judicial.
A advogada Bruna Ribeiro, juntamente com a parceira Dárcia Lopes, representantes do escritório convidado para a primeira audiência, destacou a importância do momento. “É um privilégio para mim e para toda a minha equipe participar deste marco inaugural. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Justiça em se aproximar da população, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades de deslocamento. Estamos muito honrados em fazer parte deste avanço”, disse a advogada especialista em direito previdenciário e segurados especiais.
Com a entrega da UCD, que fica localizada no loteamento Cidade Nova, os moradores de Sento Sé, terão acesso mais rápido aos serviços e atendimentos da Justiça Federal, já que a Unidade Colaborativa está apta a realizar diversos atos processuais, tais como a realização de audiências por videoconferência, via Teams (chats), perícias médicas, balcão virtual, e o apoio aos usuários para ingressarem com processo ao Juizado Especial Federal.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.