Ao longo das últimas décadas, o termo qualidade de vida vem tomando destaque para a Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua influência na saúde geral de qualquer indivíduo, já que só pode ser considerado totalmente saudável o indivíduo com bem estar físico e psicológico. Nessa perspectiva, é insuficiente para a Odontologia Reabilitadora considerar apenas o aspecto funcional, devendo, portanto, incluir o bem estar psicossocial, diretamente relacionado com a estética dentária do paciente.
A dentista Dra. Amanda Honorato é uma renomada profissional da odontologia, formada pela Universidade Nove de Julho, em São Paulo e especialista em Ortodontia e Lentes/Facetas em Resina e Porcelana, tem uma vasta experiência de 8 anos na área, onde realiza uma média de 1000 atendimentos por ano no Vale do São Francisco. De acordo com ela, a odontologia tem um papel fundamental na saúde e autoestima. “A saúde começa pela boca”. A Dra. Amanda acredita que a odontologia pode impactar diretamente na saúde física e mental dos pacientes, devolvendo-lhes qualidade de vida.
Dentre os procedimentos realizados pela Dra. Amanda, estão as Lentes de Contato Dental, que proporcionam um sorriso mais bonito e harmônico. Segundo a profissional, os principais benefícios da estética dental vêm a partir da autoestima que motivará o paciente a melhorar sua vida como um todo. “Dentes bem cuidados e gengivas saudáveis não só previnem problemas dentários como cáries e doenças gengivais, mas também podem contribuir para a saúde do coração e de outros órgãos do corpo. A boca é um elemento muito importante na comunicação e expressão das emoções, e uma boa aparência dos dentes e gengivas pode aumentar a confiança e segurança de uma pessoa”, explica a dentista.
O termo qualidade de vida é definido como a percepção que o indivíduo tem de si mesmo e dentro da sociedade, suas expectativas, padrões de beleza e preocupações, e quando esses requisitos não se fazem presentes, no todo ou em parte, podem ser gerados impactos com efeitos negativos na vida cotidiana das pessoas, como por exemplo a baixa autoestima, insegurança, perda de desempenho profissional, queda de oportunidades de emprego e sociais, dificuldade nos relacionamentos afetivos e até transtornos de ansiedade e depressão.
“A odontologia estética é muito importante para a saúde emocional, já que um sorriso bonito pode aumentar a autoestima e a confiança de uma pessoa. Para cuidar da estética dental e da saúde bucal de forma correta, são necessários cuidados diários, juntamente com manutenções com profissional. A estética dental não é somente beleza, mas a consequência de um tratamento que visa primeiramente a saúde. É incrível participar todos os dias dos sonhos de tanta gente. Ver como realmente esse tratamento ou a ausência dele impacta diretamente no sucesso de alguém. Estética e saúde caminham lado a lado”, finalizou.
Com a palavra da especialista, fica evidente a importância de cuidar da estética bucal não apenas por questões estéticas, mas também pela influência que isso pode ter na autoestima, nas relações sociais e na saúde em geral.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.