Aconteceu em Salvador, no dia 27 de março, a terceira edição da Cerimônia das Velas, promovida pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Salvador (BPW Salvador). Realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, o evento teve como tema “Mulher BPW: Protagonismo, Inspiração e Transformação” e celebrou as contribuições de vinte mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, reforçando o compromisso com a valorização da liderança feminina na sociedade.
Criada por Lena Madesin Phillips, fundadora da BPW Internacional, a Cerimônia das Velas tem como propósito relembrar conquistas históricas das mulheres e destacar os desafios ainda enfrentados para se alcançar a equidade de gênero. Nesta edição, também foi dada posse à nova diretoria da BPW Salvador para o biênio, e o evento contou com a presença de autoridades políticas, empresárias, representantes de organizações voltadas ao empreendedorismo feminino e com a adesão de dez homens ao movimento da ONU Mulheres, ElesPorElas, reforçando o engajamento coletivo em prol da igualdade de oportunidades.
Entre as homenageadas da noite, um dos grandes destaques foi a médica Anna Paola Noya Gatto, mastologista e CEO da Clínica da Mulher. Reconhecida por sua atuação dedicada à saúde feminina, a médica tem se destacado há décadas no trabalho de prevenção e tratamento do câncer de mama, além de liderar ações voltadas à conscientização e ao acesso a exames diagnósticos, por meio das duas unidades da clínica em Salvador.
Na cerimônia, ela também foi reconhecida pela criação de um novo formato de check-up, ainda mais célere e personalizado, que tem sido replicado por profissionais de diversas áreas em todo o Brasil.
* Lançamento do livro Mulheres de Sucesso reúne influenciadores em Salvador:
Dois dias antes da premiação, em 25 de março, a médica também esteve presente no lançamento do livro Mulheres de Sucesso, do qual é co-autora. A obra reúne histórias inspiradoras de mulheres de diferentes regiões do Brasil que conquistaram destaque em suas áreas de atuação. A publicação, sob o selo da Editora Fortunato, inspirou ainda o estudo Desenvolvimento da Identidade de Liderança Feminina, conduzido pela Allura. O levantamento mostra como líderes mulheres tendem a adotar estilos de gestão mais colaborativos e inclusivos, promovendo ambientes que valorizam a diversidade de pensamentos.
O evento de lançamento aconteceu no Lounge de Experiências do Grupo Empório (@grupoemporio_oficial), no bairro da Federação, e contou com a participação das co-autoras Agnaluce Moreira (@agnaluce), Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), Cecília Avena (@ceciliaavena) e Elis Piñón (@elispinon). Também marcaram presença jornalistas e personalidades, como as influenciadoras Stefane Oliveira (@stefane_o) e Nil Lino (@bahiabynil).
Embora as mulheres estejam cada vez mais presentes na literatura nacional, o cenário ainda apresenta desigualdades. Segundo um estudo da revista Letras de Hoje, entre 2.381 personagens analisadas em 558 livros, 60,2% eram homens, enquanto apenas 39,6% eram mulheres. Além disso, 70% dos autores publicados no Brasil são homens, e a maioria deles raramente escreve sobre personagens femininas.
Com a participação em dois eventos tão significativos — um literário e outro institucional —, a médica Anna Paola Noya Gatto reforça seu papel de protagonismo, tanto na medicina quanto na valorização da mulher em múltiplos contextos, inspirando novas iniciativas e reconhecendo trajetórias femininas marcantes no cenário brasileiro.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.