Representantes da Prefeitura de Sento-Sé ligados a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo participaram nesta quarta-feira (24) da audiência pública que apresentou o estudo de Impacto Ambiental (EIA) referente à construção da Linha de Transmissão (LT) 500kV SE Sento Sé I – SE Sento Sé II – SE Ourolândia II. O evento aconteceu no Fórum da Cidadania, no município de Umburanas, foi aberto ao público e teve como objetivo a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas das comunidades localizadas na Área de Influência Direta do empreendimento.
A audiência realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) contou com a participação da empresa Maron Ambiental, responsáveis pela elaboração e apresentação do estudo ambiental, além da presença de representantes da ACCIONA Energía, empreendedora do projeto; teve como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as impressões e sugestões sobre o estudo de viabilização da Linha de Transmissão.
A gerente de meio ambiente em Sento-Sé, Roberta Arruda, destaca a importância do empreendimento para o escoamento da energia gerada pelos parques eólicos existentes na região e os papéis dos órgãos envolvidos no processo. “Esse é um momento importante onde a empresa apresentou os pontos favoráveis e desfavoráveis da obra, garantindo mitigar o máximo possível os danos ambientais e o incômodo junto às comunidades. Estaremos atentos monitorando e fiscalizando para que tudo que foi apresentado seja colocado em prática, a fim de garantir que as comunidades permaneçam em suas localidades com dignidade e sendo assistidas diante dos impactos que aconteçam. Vale ressaltar que as licenças ambientais são avaliadas e expedidas pelo governo do estado, via INEMA, e a nós da gestão municipal cabe fiscalizar”, ressaltou Roberta Arruda.
O empreendimento – A linha pretende interligar a Subestação Elevatória SE Sento Sé I e SE Sento Sé II, que escoarão a energia produzida nos Complexos Eólicos (CEs) homônimos (CE Sento Sé I e CE Sento Sé I), à Subestação SE Ourolândia II já conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no município de Ourolândia. A linha de transmissão terá um total de 112,6 quilômetros de extensão e permitirá a transmissão de 855,5MW, passíveis de serem produzidos nos citados Complexos Eólicos.
Participaram ainda do evento representando a Prefeitura de Sento-Sé a gerente de Turismo, Mariluze Amaral e o supervisor de extração de minérios, Marcos Antônio Sento Sé.
—
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMSSE
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.