A qualidade da água potável distribuída em Sento Sé tem gerado grande insatisfação entre os moradores de diversos bairros da cidade. Reclamações sobre o gosto ruim e a aparência turva da água se intensificaram nas últimas semanas, levando à preocupação com a saúde pública e ao aumento do consumo de água mineral. Mirian Silva, moradora do bairro Cícero Borges, relata que a água em sua casa está imprópria para consumo desde o dia 24 de fevereiro. “É impossível beber ou cozinhar com a água que está chegando nas nossas casas. O gosto é horrível e a cor está estranha. Tivemos que comprar água mineral para garantir a saúde da nossa família”, relata Mirian.
O problema tem causado preocupação, já que a família teme ficar doente com o consumo da água do jeito que está. “Inseguro de consumir a água dessa forma, isso é caso de saúde pública. Além de pagar a conta de água em dia, senão o SAAE ameaça cortar com anúncios em carros de som. Estou tendo que desembolsar 14 ou 15 reais nos mercados pela água mineral. Agora, compro de um rapaz que vende água de poço por 8 reais o galão de 20 litros para colocar no meu recipiente. Vinte litros são suficientes para nós, no máximo, por dois dias, já que é para beber e cozinhar”, concluiu.
Acionado pelo Sento Sé Notícias, o Saae, responsável pelo fornecimento, informou que “O município possui uma particularidade por conta da sua posição geográfica, onde nesse período do ano, com o período chuvoso, o rio recebe uma maior concentração de turbidez (lama), se diferenciando das outras cidades também banhadas pelo Rio São Francisco”. Nesse período, o SAAE investe ainda mais no rigoroso processo de tratamento, que obedece às normas de controle e de vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, intensificando a limpeza dos filtros que passa a ser realizada de 1 a cada 72 horas, para até 4 a cada 24 horas. Em tempo o Saae destaca que não tem medido esforços e vem fazendo constantes investimentos em produtos, equipamentos e em recursos humanos, visando melhor atender aos usuários”, diz a nota.
Da Redação – Sento Sé Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.