Um incêndio que devastou uma área de caatinga dentro de uma fazenda em Sento Sé foi finalmente controlado nesta sexta-feira (11) por volta das 20h, graças aos esforços heróicos das equipes da Brigada Voluntária Força e Resgate. O incêndio teve início por volta das 13h. A operação contou com o auxílio de 20 homens da brigada e voluntários, além de seis caminhões-pipa, duas viaturas da brigada e dois tratores, que foram fundamentais na criação de corta-fogos para tentar conter a disseminação das chamas.
De acordo com Gláucio George Lima, líder do grupo de brigadistas, o incêndio teve origem em uma propriedade vizinha a fazenda. “Um vizinho estava realizando queimadas para limpeza da área. No entanto, as chamas foram impulsionadas pelo vento e se alastraram até atingirem a fazenda onde o incêndio tomou proporções preocupantes. As equipes de resgate se empenharam na luta contra o fogo, enfrentando as adversidades climáticas e trabalhando incansavelmente para conter a ameaça”, disse.
Em contato com nossa redação, Cláudia Bueno de Campos, chefe do Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação – Parque Nacional e APA do Boqueirão da Onça, esclareceu que o incêndio não ocorreu dentro do Parque Nacional Boqueirão da Onça nem na APA do Boqueirão da Onça, alertando sobre as fake news. “O incidente se deu dentro da APA do Lago de Sobradinho, cuja responsabilidade de combate ao incêndio é com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)”, destacou.
Ainda segundo os brigadistas, a sensação térmica no local era muito elevada em razão do clima seco e da onda de calor que atinge Sento Sé. A previsão é de que neste sábado, dia 3, a capital munidial do bioma caatinga registrará 34º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Da Redação – Sento Sé Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.