Após visita realizada no último sábado (18) a comunidades atingidas por uma empresa de mineração na Zona Rural de Sento Sé, norte da Bahia, o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, publicou uma nota em defesa dos moradores. Na visita, Dom Beto foi acompanhado pelo Pe. Claudimiro Alves, vigário da Paróquia São José de Sento Sé, por animadores das comunidades e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que já vinham atuando em apoio à população
Na nota, Dom Beto disse que foi às comunidades a fim de “escutar os gritos e as reivindicações dos que sofrem com os efeitos e impactos da presença da Empresa Tombador Iron Mineração Ltda. E com os temores do que poderá surgir ainda mais. Tal Empresa, desde 2021 atua na extração e produção de granulado e finos de hematita (minério de ferro) de alto teor (67% de Ferro) numa pequena serra (Serra da Bicuda) distante 22 quilômetros da sede do município. Se São José sentiu-se impelido pelos sonhos que lhe indicavam as provocações de Deus, são aqui os ‘pesadelos’ enfrentados por tantas famílias de 12 comunidades que nos interpelam e desafiam”.
Ainda segundo agentes da CPT, a mobilização das comunidades contra os impactos causados pela empresa Tombador Iron Mineração da já dura mais de três anos. Durante todo esse tempo, a população tem denunciado, de diversas formas, os prejuízos socioambientais causados pela empresa e a piora na qualidade de vida das pessoas.
A íntegra da nota do líder católico pode ser conferida no link disponibilizado pelo Blog.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.