O sol será taxado. Sim, a partir de 7 de janeiro de 2023, quem adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica estará dentro de um novo regime de tarifas que será cobrado dos consumidores. Esta taxa consta no Marco Legal para Microgeração e Minigeração distribuída de energia, Lei 14.300/2022. No entanto, o texto da lei garante que o consumidor que já possui o sistema instalado estará isento das novas tarifas até 2045 e, para os novos clientes do sistema, isenção de 12 meses.
Mas, para ficar isento da tarifa sobre alguns componentes do sistema fotovoltaico, o consumidor sentoseense tem até 6 de janeiro de 2023 para instalar painéis solares em casa ou no comércio sem pagar uma taxa pelo uso da rede de distribuição, a chamada Tusd B (tarifa de utilização do sistema de distribuição). Por isso, garanta logo sua energia solar com a Nordeste Solar Engenharia e tenha a isenção da taxa, além de ter o parcelamento em até 84x. O primeiro pagamento do sistema solar fotovoltaico só paga depois de 120 dias.
Segundo Luis Vinícus, CEO da Nordeste Solar Engenharia, os clientes que fecharem negócios com a empresa terão garantia de que vão registrar sua conversão antes do prazo e ficar livre da taxa. “E fazendo o sistema com a gente, o cliente ganha na hora um fogão cooktop por indução”, disse Vinícius. A Nordeste Solar é uma empresa 100% sentoseense que tem crescido bastante por oferecer um atendimento especial aos seus clientes com ofertas e condições especiais. Entre já em contato pelo WhatsApp (74) 98140-5555 ou pelo Instagram @nordeste_solar_engenharia.
Mas vale ressaltar que o projeto de Lei 2.703/2022, que tramita na Câmara dos Deputados que pode adiar o começo da cobrança. O Senado deve apreciar antes do recesso parlamentar e ampliar em 6 meses o prazo da isenção da tarifa. Nos últimos meses, o setor vem registrando um crescimento robusto de adesões, numa corrida de famílias e empreendedores que tentam fugir da taxa. A procura pela instalação de painéis fotovoltaicos em residências e pequenas empresas cresceu 120% no último bimestre.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.