Uma área de vegetação está sendo atingida por um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional Boqueirão da Onça, na zona rural de Sento Sé, norte da Bahia. Segundo informações dos moradores da região, o fogo começou no último sábado (1), e desde então, tem se alastrado, destruindo a Capital Mundial do Bioma Caatinga.
O foco surgiu na região conhecida como Paredão do Piri, e tem se espalhado de forma rápida, por causa do vento, e da seca. No local, pode ser destruídos a fauna polinizadores das abelhas nativas, berçários das nascentes, a flora com ipês, umburanas, tamboril, jatobá, bromeliáceas ainda não estudadas e orquídeas raras. Além das pinturas rupestres cerâmicas e artefatos pré-históricos. O Boqueirão da Onça é um refúgio para animais no sertão nordestino.
Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão no local e atuam no combate às chamas, junto com brigadistas e outros voluntários. Não há detalhes se já equipes do Corpo de Bombeiros Militares no parque. A reportagem entrou em contato com a assessoria da corporação e aguarda retorno.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em 2018 e tem 347.557 hectares, se estendendo pelos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Sento sé e Sobradinho. O espaço considerado a última grande área selvagem da caatinga e é conhecido pela presença de onças pardas e pintadas, que estão em extinção.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Sento Sé Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.